Pular para o conteúdo principal

Alinhavando vida e morte

"— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!"
Machado de Asis - Um apólogo

Alguém muito importante na minha vida morreu por estes dias. Foi um enterro veloz, pois todos tinham de voltar à rotina enfática de que a vida continua, ao menos até ali. Momentos como este sempre me deslocam para um outro tempo. Me põem em crise no desconserto inseguro e incerto do vida, através do confuso gesto da amargura do luto. Sim a vida continua mas tatua novamente na minha alma a imagem da cova rasa onde depositei o rosto e corpo que nunca mais verei,  já há muito ausente da voz e movimento que agora nunca foram tão vivos.

Sou destes seres que todos os dias lembra-se que vai desaparecer. Acostumei-me a companhia fiel da morte e gosto de caminhar com ela ao meu lado enlaçada à vida. De maneira, que alguns, concluindo-me mórbida,  pensam que este luto infindo que trago no peito seja-me um problema ou defeito. Não sinto assim. É no gosto atento da minha e da nossa finitude que transpiro vida. Sem dúvida sofro de melancolia mas creio que não será esta minha causa mortis. 

Sigo morrendo um pouco a cada instante sem entender o que a maioria das gentes intitula vida. Minha alegria é feita doutra carne e doutro sangue. Não sofro da obsessão da felicidade, não ouso desejá-la, e se a pronuncio às vezes é por puro descuido com as palavras. 

Esta, que enterrei,  não pensava assim e partiu mais triste do que eu sou até aqui. Inda quando a tampa do caixão ia descendo eu ouvia irritada doutros que a amavam que ela estava melhor assim...

A epígrafe no alto só explica um pouco desta minha irritação. O resto são palavras desnecessárias.

Cris

Comentários

Crismorales disse…
Exercícios, André, precisa, né? Se não a gente vira coisa... Fã de fã é o quê? Gostei do novo codinome e do Blog. Tá linkado aqui. Bjcas.

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica