Pular para o conteúdo principal

Cidade gentil tem ônibus

Cidade gentil tem ônibus

Ariovaldo Ramos

Hoje, assisti a um filme (Mais Estranho que a Ficção) rodado numa grande cidade do mundo. E todos os personagens andavam de ônibus. Como eu gostaria que minha cidade fosse assim!

Lá, a palavra ônibus fazia jus ao seu significado latino: para todos.

Era um filme sobre uma escritora que, sem o saber, ao escrever, descrevia a vida de um homem que existia, de fato. De repente, enquanto ela escrevia, começou a afetar a vida dele, e ele começou a ouvir a sua narração. Daí, parte em busca de ajuda, até que encontra a escritora. E, para todas as idas e vindas, o ônibus era suficiente. Como eu queria que na minha cidade fosse assim!

Um filme impressionante sobre como o escritor é um senhor de destinos. E a escritora, depois de encontrada, se deu conta de quanta gente já havia matado. E foi falar com o professor de literatura que havia ajudado o seu personagem a compreender a trama e a localizar. E para tudo havia um ônibus, esperado numa fila organizada e pacífica. Como eu gostaria que também fosse assim na minha cidade !

O fim determinaria se se tratava de uma tragédia ou de um comédia. Tudo apontava para uma tragédia, o que implicaria na morte do personagem. Mas o personagem começou a lutar por sua vida! Instigante! E muita dessa consciência aconteceu num ônibus! Um ônibus onde era possível pensar, decidir e sonhar¡ Como seria maravilhoso se, em minha cidade, fosse assim!

O personagem vivia uma vida sem graça. Como, às vezes, a gente quer que a vida seja, principalmente quando os pesadelos passam a povoar o dia. Mas apareceu uma mulher maravilhosa! As mulheres maravilhosas fazem a vida valer a pena! Ele o percebeu quando a reencontrou no ônibus. Um ônibus que permitia que uma mulher maravilhosa fosse vista! Como deveria ser assim em minha cidade !

A escritora, especialista em tragédia, mudou o fim da história, estragando sua obra prima. Teve de reescrever o livro. E o ônibus, que com o personagem se chocara, quando este salvava um menino da morte certa, ao invés de torná-lo um herói morto, o fez um herói machucado, acariciado pela mulher que o despertara, num ônibus, para uma vida que valia a pena viver. Como seria bom se isso pudesse acontecer na minha cidade!

A escritora, que, assustadoramente, teve a anuência do personagem quanto ao fim trágico (sim, ele leu o texto e concordou que teria de morrer para que o livro fosse uma obra prima!), mudou o final, quis sentir o gosto da bondade na condução de uma existência, mesmo tendo de reescrever o livro. Será que Deus faz assim? E o ônibus, que o mataria, o ressuscitou! Quem me dera que na minha cidade fosse assim!

Comentários

disse…
Olá, Cris flando somente do enredo do filme, eu achei muito impressionante,relutei em assistir,enfim, cedi e gostei muito além de dar muitas risadas.Sonho nosso um transporte tão bom quanto aquele.*rsrs bjus
Pedro disse…
Putz, parece ser bom! Ainda mais com a força que a Bê deu ao filme! Quero vê-lo.
Bjo Cris, até mais. =)
Lampião disse…
Grande Ari.
Que prazer te ler.
Que filme é este cara?

Lamp
wagner pires disse…
Ari, Cris e todo mundo, apareçam dia 24 na Casa dos Cordeis. Tocaremos por lá. E será em favor da "OCIP" que lidará com o arquivo histórico na cidade.Antropoesia/Wagner.

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica