Pular para o conteúdo principal

A VIRADA DE 2008

Ano passado pela primeira vez pude conferir a tal VIRADA CULTURAL da capital de São Paulo . Nada programado. Fui visitar uma amiga de Ubatuba em São Bernardo do Campo e de lá saímos numa pequena turminha, assim, sem roteiro definido mas na rota da Virada. Eu queria ver Luís Melodia e os guiei ao Teatro Municipal. Antes eu e meus amigos São Bernadinos fomos dar uma espiada no palco instrumental, numa travessa da rua Direita em que o conterrâneo deles, Sir. Bocato, ia tocar. Aquele trombone é sem dúvida uma dádiva do Olimpo.

Chegamos ao Municipal uma hora antes do show do Pérola Negra começar e sem chances... A fila que se formara dava pra conseguir ingresssos apenas para o terceiro show da noite: Naná Vaconcelos ou Egberto Gismont, não lembro. Fiz muxoxo e quis ficar. Mas a turminha era turista e fomos conferir Cesária Évora na São João. Deu pra ver mas foi impossível cantar junto, ao menos pra mim que não conhecia o repertório da gaja. Fiquei de olho no público, então. Gente da nossa segunda idade e até da terceira, bem vestida e alimentada pequena-burguesia. Alguns encontros ubatubenses e voltei com a turminha que queria dormir deixando-os na estação Ipiranga do Metrô.

Sozinha resolvi que ia dar mais uma espiada no que estava rolando e lá no Sesc Ipiranga fiz minha segunda parada. Curti e dancei Sandália de Prata uma banda de samba-rock que pra mim foi o ápice da noite em termos de agitação somática enquanto aguardava o show de Fernanda Porto - já com o ingresso na mão - bonitinho mas sem o embalo e tesão da precedente rapaziada da favela do Capão Redondo. Saí dali e dei a maior sorte pois achei um estacionamento no coração do Anhagabaú por cinco pilas a noite toda. Ateus realmente existe.... Rapidamente montei um roteirozinho básico que incluia Mutantes às três da matina novamente na São João. Gente, gente e mais gente. Um mar de gente. Ninguém se acotovelando, mas um mar de gente e uma sinfonia híbrida de sons.

Quando cheguei à São João, esquina com a Ipiranga, onde inevitavelmente alguma coisa acontece com o nossso coração, Zé Ramalho havia acabado de tocar e nadei na contramão de um público que me fazia lembrar os divinos acampamentos da década de 80 em Trindade enquanto eu obstinadamente me dirigia ao gargarejo do palco. Uma hora de expectativa e tá lá a rapaziada tocando. Aiii, aiii! Eu vou sabotar! Decepção. Aquilo ali não era Mutantes. Era mutantes mutatis. Não os Mutantes que eu tinha na memória. Cadê a Rita Lee? Mutantes sem Rita Lee era um troço estranho e bucólico. Ao menos fosse Zélia Duncan... Quis ir conferir outras coisas mas como sair do gargarejo daquele show sem asas? Invoquei aos deuses que me dessem asas. Aprendi: gargarejos nunca mais! Só com Malvona, e em casa ou com asas.

Enfim. Licencinha, licencinha e mais licencinha e deixa eu dar uma tapinha nissso aí e outra licencinha e ô abra alas! que eu quero passar.... cheguei a galeria Olido.Ufa! Descansei nas performances que ali rolavam. Conheci gente, bati muito papo e me embriaguei de caras e rostos jovens. É. Bem jovens. Conferi. A única quarentona que ousava estar ali naquela hora era eu. Programa de fôlego pra moçada jovem. Fazer o que se à vezes esqueço minha idade? Ninguém me chamou de tia e dei por mim que era hora de ir embora.

Num mar de corpos alegres e felizes naveguei em direção ao meu fusca 85. Que delícia ver as ruas de São Paulo inundadas de seres saciados e inebriados de sons. Um ritmo a cada equina. Samba, rap, rock e repente. Pasmei: nenhuma confusão? Nenhuma abordagem inconvenientemente sacana? Nada de pancadaria? Nadica. São Paulo estava utopicamente feliz. E eu também. 5h15 da matina. No portão fechado do estacionamento havia um cartaz que somente agora agora eu lia: Fechamos às 5h. Nem tudo é perfeito...Como?! Eu e mais un três outros noctívagos vociferavam: Como?! Ralhamos, fiz um belo e timbrísitico discuro com o coro e liberaram meu fusquinha. Fui pra casa intactamente contente. A Virada havia me virado mais paulista. O Brasil era o melhor país do mundo e a canção nos unia.

Salve o compositor popular!

*********************************************
Este post vai pra João Gilberto, Tom Zé, Dorival Caymi e pra TODA rapaziada que vamos nos encontrar na Virada de 2009.
CRICA, a CRIS
*********************************************
Seguem alguns links com relatos doutras Viradas, doutras gentes que encontrei na net:

Comentários

Jéssica Batista disse…
E estamos aqui mais uma vez. Está adicionada nos meus favoritos e seguidores tbm!

Gosto sempre da recepção da sua casa, me sinto bem.

A gente vai se falando.

Beeeijo!
Lampiao disse…
Eu sei que não tem nada a ver.
Mas tava assistindo no youtube comerciais de cervejas, e não vi nenhum negro no comercial da Itaipava.
Se acharem me falem.
desculpas, mas sei que não tem nada a ver.
Lamp
Pedro disse…
Olá Cris! Me atualizei nos posts do seu blog. Coisa boa. Essa virada deve ser mesmo muito massa. Ia ser muito bom conhecer você e todo o pessoal ao vivo e a cores. Mas eu trabalho na sexta até às 18:30, e ainda por cima sempre fico por lá muito depois do horário. Então, sem chances. De qualquer forma, tenho certeza que vai valer muito a pena. Divirtam-se. =) (...) Depois te mando o conto que fiz pro meu pai sim, ok? E vê se aparece no msn pra prosearmos como há uns tempos atrás? Beleza? Bem, a melhor parte do dia tá rolando, então tenho que ir pra padaria e curtir a manhã. hehehe. Bjão, até mais.
crica disse…
Lampião,

Como não assisto televisão não posso reponder com certeza. Mas até onde vi não lembro de negros em nenhuma propaganda de cerveja. Curioso... Será que minha memória é racista?

Ontem o jornal dizia que o sindicato das modelos e manequins estão exigindo cota de contratação para profissionais negras na Fahion Week. Inda estamos mal nesse apartheid cordial. Sou a favor das cotas pra tudo como estratégia de fazer o outro perceber o imperceptível mas inda acho que o buraco é mais embaixo.

Não concebo por exemplo como é que ainda há, principalmente na TV, propaganda de cerveja. Quanto as grife da Fahion Week, andar na moda pra mim é andar saudável e não com cara de anorexa. Então explicando pra confundir: como tudo tem dois lados, melhor os negros não se verem metidos nessa merda branca ideológica.

Bjcas
crica disse…
Pedrinho,

Também aprecio este horário, o melhor do dia.

Mas o encontro ficará nos devendo tua presença, uma pena que a gente precise trabalhar tanto assim.

Tô aguaradando o conto e sigo cobrando outros que sei hão de surgir.
Ontem fui assitir "Entre os Muros" tá rolando aí também? Muito bom pra engordar nossas reflexões sobre a crise da linguagem, do ensino e dos apatheids. Sala de aula é igual no mundo inteiro, acho. Boa pra refletir o que vai fora dela.

Bjcas aos mineiros. E viva o pão de queijo!
crica disse…
Ah! Deixa eu apresentar essa gracinha aqui, a Jéssica. É escritora, estudante de jornalismno e boa praça amiga da minha criquinha Natália que apesar dos meus apelos está estudando jornalimo. hehe - não me levem muito a sério sobre essa questão por favor, trata-se apenas de uma birrinha com essa categoria.

Enfim, quer saber mais sobre essa bambina promissora? Acessem o Blog dela www.todososvicios.blogspot.com

Tá linkado aqui ao lado também, é claro.

Bjcas Jéssica.

Eu também gosto muito da tua presença em minha casa.

Volte logo!
Pedro disse…
Olá Cris! O orientador da minha monografia me disse que tenho que ver esse filme! Tá passando aqui sim, num cinema que vou praticamente toda semana! Lá é muito bom. Um dia te levo lá, ok? hehehe. Vou lá toda semana, mas tem muito tempo que não vejo filmes. kkkkkkkk! Mas é porque lá tem uma livraria e um café, aí quando não vejo filme, vou dar uma passeada na livraria e fico conversando com o Aílton (funcionário de lá). Ou então vou no café mesmo. Ultimamente, pra ser sincero, tenho basfinizado muitos filmes. Foda, até hj o filme do Che com o Benicio del Toro não tá passando em BH, então, tô acabando de fazer o download dele aqui. Não vou mais esperar. Vou ver o filme francês que você e meu professor me aconselharam. Aliás, um dia desses tive uma discussão bacana sobre política e formação com ele por e-mail. Se eu achar o e-mail te envio depois, pois é um assunto que tem tudo a ver com você.

(...)

Percebi que a Jéssica é nova no pedaço! Nem tô na minha casa Jéssica, mas sinta-se à vontade. hehehe. Acho que a Cris não vai me chamar de folgado por isso. Depois passo pelo seu blog. Vou nessa pessoal. Até mais. =)

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica