Pular para o conteúdo principal

REDE DE LIVROS, PIRAPORA, LÉO DO PEIXE, TOM ZÉ

*****************************************************

"Pessoal, na cidade de Pirapora, Minas Gerais, um feirante, Leonardo Diniz Filho, conhecido por todos como Léo do Peixe, mantém um círculo de leitura, que se põe em atividade assim que Léo termina o serviço na banca de peixe. Ele estava precisando de alguns milhares de livros para que a circulação da biblioteca beneficie maior número de pessoas. Num país em que a leitura tem de ser cultivada como se fosse um criatório de peixes, de bichos, de plantas, com cuidados que tais, quem puder colaborar com Léo do Peixe e lhe mandar livros estará fazendo muito.
Fiquei encantado com a história de Léo, que poderia estar fazendo qualquer coisa com seu tempo mas escolheu o coletivo, escolheu a todos nós. Pirapora é pequena, mas nela coube uma ideia. Fiquei sabendo do caso de Léo do Peixe pela revista Globo Rural, quando manifestei vontade de ajudar a revista veio aqui me entrevistar, botou meu retrato, espero que tenha ajudado a mandar livros pra Pirapora.
Consegui mandar pra Léo perto de uma centena de livros do meu acervo pessoal. O endereço é Leonardo Diniz Filho (Léo do Peixe), Avenida Benjamin Constant, 1135, Pirapora, MG cep 392270-000. Menciono redes que os conhecidos ajudam a formar pelo mundo: um conhecido de Belo Horizonte, cidade que fica no jeito pra Pirapora, não é tão longe, de repente vem pra São Paulo ou sabe de alguém que esteja passando por aqui, dá a ideia ao itinerante e este volta de viagem com uns livros na bagagem. Enfim, pra blogueiro não preciso dar aula de iniciativa, vocês têm muita.
Abraços, obrigado.
Tom Zé - 25/02/09 "

Comentários

Então, Crica, estamos nos articulando lá no blog do Tom pra apoiarmos o Léo! O Rodrigo Botros (radialista da Comunitária de Guaxupé) vai incluir nas pautas diárias (e no blog da rádio) uma nota de divulgação e apoio à campanha! Eu entrei na comunidade da rádio Pirapora no Orkut e deixei lá um post divulgando a campanha, fornecendo ainda o link para o blog do Tom! Conversando ainda com o Rodrigo e com os demais amigos lá do blog, concluímos que o apoio das rádios locais (em parceria com as rodoviárias) pode dar uma turbinada no processo de arrecadação e entrega dos livros! Aqui no Rio, a viação que passa em Pirapora é a TRANSNORTE. Então eu estou convidando meus ex-alunos (via Orkut) à colaborarem enviando e-mails pras rádios de Pirapora e para a Transnorte. Se nós conseguirmos fazer barulho o suficiente pra que se estabeleça uma parceria entre as viações que passam em Pirapora e as rádios locais, então será possível que as pessoas que moram em outras cidades de MG (e/ou noutras de outros Estados) tenham condições de contribuir, entregando livros aos cuidados da viação que for pertinente (sem que isso gere despesa aos doadores). Mas tudo isso, claro, praquelas pessoas que não estão em condiçõe$ de arcar com o custo do envio.
Então acho que essa é mesmo uma boa logística: chamar a atenção das rádios locais pra que elas divulguem a campanha e se associem às rodoviárias e às viações pertinentes, pra viabilizar a arrecadação e a entrega das doações! UFA: consegui resumir!*rsrs (...) À propósito, observando o que toca na sua Last.Fm, muito bom saber que vc gosta de música erudita moderna/contemporânea! Tenho cá uma coleção formada ao longo de 25 anos (Stravinsky, Webern, Xenakis e Ligeti são meus prediletos) e, se for do teu interesse, posso compartilhá-la! Abraço!
Anônimo disse…
Uhu,
isto me faz lembrar de uma piada de um português que pegou dez anos de solitária e pediu 1000 pacotes de cigarros para passar o tempo, e 10 anos depois quando saiu, ficou gritando, alguém tem fósforos, alguém tem fósforos?
Os bons livros incendeiam, assim como os maus!
Mas todos produzem belas chamas, belas chamas.
Lamp
Anônimo disse…
Porra, nunca aprendo, sempre que deixo alguma mensagem deste tipo algumas pessoas me mandam e-mails dizendo um bocado de coisas desagradáveis.
Claro que não desejo que pegue fogo a biblioteca do Léo do Peixe.
Gosto sim de incendiar os meus próprios livros.
Vida longa ao Léo do Peixe e para os livros dele.
Os meus são comburentes!
Lamp
Anônimo disse…
Ai...Pulei o muro do seu quintal... estou um pouco enferrujada...velha... gorda...para pular muros...mas tô viva e com saudades de você.Bom ... eu queria me controlar ... mas não consigo Cris(Mathias) não nada novo para EU ler?! Beijosssss
crica disse…
Enquanto Zé do Peixe articula um projeto maravilhoso como esse, aqui na escola municipal onde leciono, desde final do ano passado, os livros estão encaixotados aguardando uma reforma - necesária - no espaço. Só não nos informam quando irá acontecer. Governo Kassab, nunca sabe! E iniciamos as aulas sem a possibilidade desse contato com os já parcos livros existentes na unidade.
Então, Marlos, Zé do Peixe e a comunidade Tonzeniana estrapola seu projeto e me põe a pensar: não vou deixar barato essa história lá na escola, não! Aguardem notícias minhas sobre essa questão.

Marlos, quanto mais tempo ao lado de vocês mais aprendo. Genial a maneira como vocês estão articulando as coisas para alavancarem o projeto do Zé. Ando sem tempo pra responder emils ou dar aparecer lá no Blog mas não largo de vcs um dia. E o Zé dos Peixes também apareceu por lá, não foi? Amo vcs

Marcinha, meu bem, você não precisa pular muro nenhum, aqui não há nem muros ou portas pra ti. Vem flanando, vem flanando. Também sigo com muitas saudades dos nossos tão divertidos papos, estamos em dívida com nós mesmas, hein? Que tal articularmos ou provocarmos um encontro? E da Isa com as Anas e com o Guilherme também que anda reclamando muito da sua mamacita - diz que ela está cada dia mais chata - rs.

Mathias, você tomou bronca de quem? Bem feito, onde já se viu falar em queimar livros, hein? Pra mim , que já fui contemplada com teus livros "queimados" nem te ligo mais, sigo achando que essa conversa faz parte da tua fama de mal. Mas mandem sim emails para ele, encham o saco dele, pois aqui ele bem que podia ser o Zé dos Peixes dos Maromomis, e de certa forma ele o é.

Bjcas a todos!

Cris
Anônimo disse…
Maria Cristina,pior do que livros encaixotados são as pessoas que cuidam destas bibliotecas nas escolas públicas, além de serem sem
noção ainda usam de preconceito,dizendo que não vão emprestar tais livros pois os alunos irão estragá-los! E também sugerem procurar o resumo na internet!Não é o fim?
abraços

ps Que bom que existem Léos do peixe!
crica disse…
Oi,

Bê?

É. Há esse problema também. Não é o caso da Biblioteca em questão nessa escola. Lá há uma professora muito afim de disponibilizar o acervo o mais tranquilamente possível. Ela é também é uma dedicada leitora que adora papear sobre livros com a molecada. Por outro lado na escola estadual, eles chamam de biblioteca um depósito de livros que até onde pude notar não recebe manutenção nem visitas de alunos.

cris
Anônimo disse…
Ei, não me contenho.
É uma coisa estúpida achar que uma biblioteca atraia leitores.
Ou que uma boa biblioteca (existem boas bibliotecas?) (ou por analogia más bibliotecas?), com uma dedicada bibliotecária atraia leitores.
Isto é besteira.
Eu acho livro chato prá caralho, leitores e bibliotecários chatos prá caralho.
Gostar de ler na adolescência e juventude é uma aberração.
Jovens copulem! esta deveria ser a palavra dos profos e profas!
Tá, esta teoria não é minha é do filósofo Hans Magnus Enzenberg.
Ele tem outras muito interessantes.
Depois eu falo delas por e-mail
Lamp.

para constar isto é uma provocação
crica disse…
Opa!

Eis aí meu velho amigo Mathias! Esse é o cara que conheço!

Mathias, agora vou levar a Isadora e eu pra dar uma voltinha e curtir a tarde. Mas adorei a provocação e à noitinha talvez - quando a babá Orfeu chegar pra cuidar da Isa- volto pra comentar.

Mas fique à vontade pra falar mais sobre o assunto no Quintal também. Têm muita gente legal passando por aqui e acho que podíamos conversar. Aliás você tem seu login pra escrever o quê e quando quiser, use-o!

Bjcas Cricas
Anônimo disse…
Maravilha!Cris,que bom que aí agem de forma coerente e com bom senso.Essa história de procurar na internet aconteceu com minha sobrinha Maria Vitória,ela queria ler "Olhai os Lírios do Campo"-Érico Veríssimo e a inspetora,não há uma funcionária para a biblioteca,disse à ela:"Procure na internete, lá tem resumo",Maria até agora não acredita,nem eu.Isso na escola pública,realmente.Crica, "babá orfeu" é tudo!
bjus
Anônimo disse…
Eu defendo a leitura embaixo de árvores, em escadas, na " mesa" bebendo algo gelado, em qualquer canto onde possa esquecer de "tudo" e saborear palavras, desejos, mistérios... gosto "muito" de ler os livros dos amigos... é como entrar na mente de alguém, quando você pega um livro que foi lido lá tem o trecho preferido, as anotações e muitas vezes "poesias" lindas escritas por quem leu o livro... gosto de sebos por isso, penso que o ato de ler precisa mesmo de incentivos com este do Léo ... levar a leitura pra lugares com aromas e melodias e Sol... as escolas são como cadeias não vemos nunca a luz do Sol. Cris eu desejo à você muito Sol este ano de 2009 ... beijos...ah hoje a tarde não deu pra conversar pois tive que sair com as Anas para garimpar uns livros no Sebo...comprei Saramago, sobre um convento, coleçao Vaga-lume,Ruth Rocha...
Anônimo disse…
E aí galera! Aqui estou eu! hehe. Nossa, tenho mandado milhões de e-mails hoje para ver se consigo juntar alguns livros. Me parece que consegui incentivar que o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG mande uns livros para lá. Tomara que isso vingue. Tomara também que as palavras das pessoas que me responderam o e-mail hj falando que acharam muito massa a iniciativa, me mandem mesmo os livros. Vou cobrar, né? É preciso tentar! hehe. Márcia: Saramago é o cara! Li um livro dele só (O homem duplicado), e o que ele é/faz encaixou muito bem com o meu gosto na literatura. Você sabia que ele tem um blog? O Blog do Saramago é "http://caderno.josesaramago.org/"
Vale a pena ler. Divirta. =)

Abs pessoal, até. =)
Olá Crica. Sou Adriana. Trabalho com o Leo nessa empreitada. Criamos uma instituição para gerenciar todas as ações do Clube da Leitura. Me deram a "enorme" função de presidente. O que é, para mim um orgulho, mas, também, uma enorme responsabilidade. Fico muito feliz com iniciativas como a sua e de toda essa galera que postou comentários. Puxa vida, estou emocionada. De fato, trabalhar com livros atualmente não é fácil, mas temos tido muitas emoções. Isso é fantástico. A logística apresentada para enviar livros é fantástica. Adorei a idéia de vcs enviarem posts para as rádios e empresas de transporte daqui. Isso mostra para eles que não somos os únicos "loucos" por aqui. E, quem sabe, os intimide a participar mais. O Clube da Leitura tem um blog (www.clubedaleiturapirapora.blogspot.com). Nesse espaço estou tentando juntar informações sobre nossas ações, mas tbm informações diversas sobre o mundo da leitura e afins. Podem visitar a vontade. Além disso, estamos concluindo o registro da instituição. Pretendemos captar recursos para a construção de uma Casa da Cultura aqui na cidade. Um "trem" grande. Assim que a instituição estiver toda pronta "legalmente" vamos iniciar uma campanha de doações financeiras. Posso contar com vcs para essa campanha? Por enquanto é isso. Mais uma vez muito obrigada pela força. Fiquem a vontade para visitar o nosso blog. E sintam-se convidados a visitar nossa querida Pirapora qualquer dia desses. Bjocas enormes.

Adriana Riquena

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica