Pular para o conteúdo principal

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.






uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM.


Estrada de Ferro Vitória a Minas



Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferroviabrasileira que liga a cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais (passando pela região de mineração de Itabira) à Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, e aos portos de Tubarão, Praia Mole, e Barra do Riacho, no Espírito Santo. É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).



Sua construção se iniciou ainda no final do século 19 e contribuiu decisivamente para o aculturamento e dissolução (segundo alguns, "ajudou na conquista", no quase extermínio[1]) dos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam osKrenak.

Também foi muito importante para construção de cidades de médio porte no interior de Minas e Espírito Santo, como no Vale do Aço, cujo crescimento industrial só foi possível pela existência da ferrovia.


Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil, sendo administrada pela Vale S.A., antiga CVRD (Companhia Vale do Rio Doce). Transporta 37% de toda a carga ferroviária nacional.

Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro, também é utilizada para o transporte de açocarvãocalcáriogranito, contêineres, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira, celulose,combustíveis e cargas diversas, de Minas Gerais para o exterior.
A ferrovia tem cerca de 300 clientes e é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte contínuo de passageiros, com cerca de 2.800 usuários diariamente, o que lhe confere certa importância turística.[2] A EFVM, junto com a Estrada de Ferro Carajás (Pará-Maranhão) e, agora, com a Noroeste do Brasil, são as últimas ferrovias a realizarem este serviço em longa distância.

Características de percurso


A ferrovia possui raio mínimo de curva de 195 m e rampa máxima de 1,5%, o que permite uma velocidade máxima de 57 km/h.[4][5]

Municípios com estação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LER OU NÃO LER ? EIS A QUESTÃO.

Vixe! Que daqui a pouco o Tom Zé vai ter que entrar aqui pra achar a minitribo Tomzeniana. hehe. Mas é isso aí. Estou aprendendo lá como usar o nosso quadrado pra sair do quadrado. Bê. Não é bem assim. Aqui também pra cada dez que fazem tem cem pra desfazer. Há uns e há muitos outros também. Escola pública é uma doideira. Tudo muito improvisado. Veja só a situação da escola da prefeitura que te falei. Iniciamos o ano com tudo encaixotado, até dicionários. E o projeto piloto da escola é de leitura e escrita! Pode? Aliás vou te enviar um conto que comecei a escrever e não conclui em que há uma passagem muito parecida com o que aconteceu com tua sobrinha. É só eu achar. Aguarde. Márcia - minha amiga que também é professora das duas redes - me desminta, se não é verdade. A gente é brava gente brasileira, não? Que dia da semana você não quebra o pau e às vezes a cara pra garantir algo que já devia estar garantido? É assim. Perdi as contas de quantas vezes tive que arrombar portas de bibl...

Recuar para avançar

Quando não dá pra avançar, recuo, pego impulso e salto. "O momento de se esconder por medo ou por falta de motivação acabou, e agora precisamos começar o trabalho. Todos fomos machucados, mas chegou a hora de encontrarmos nossa força e seguirmos em frente. Esse momento é de superação mas também de nos lembrar que quando acreditamos em nosso poder e estamos sintonizados com nossos corações, tudo é possível!" Fase da Lua Data Hora de Início Lua Cheia 05 de Outubro de 2017 15:41 Lua Minguante 12 de Outubro de 2017 09:27 Lua Nova 19 de Outubro de 2017 17:12 Lua Crescente 27 de Outubro de 2017 https://osegredo.com.br/2017/09/lua-cheia-em-aries-libertacao-de-paixao-e-intensidade/

CUIDADO COM O GOVERNADOR PEDÓFILO!

CARTILHA DE SACANAGEM DO TITIO SERRA!!! José Serra continua impagável, vocês não acham? Depois de meter dois Paraguais no mapa , comer um teco da Bolívia e desaparecer com o Equador, depois da antológica explicação sobre a " gripe dos porquinhos " agora se supera e instuticionaliza a aula de sacanagem para púberes da escola pública ao distribuir o livro "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol" que entre outras traz expressões como "chupa rola", "cu" e "chupava ela todinha". Tô adorando esse cara. Não vejo a hora do dia amanhecer pra eu ir até a banca de jornal e conferir qual o último tiro que ele vai dar no seu próprio pé. Aliás, diga-se de passagem, a trapalhada tem tudo a ver com a putaria institucionalizada na educação pública do tucanato paulista. Freud explica o ato falho do guri, né? saiba mais Leia desabafo de um dos autores do livro "... o cara que aprovou isso certamente NÃO LEU minha HQ. Agora devem estar a...