uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM.
Estrada de Ferro Vitória a Minas
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferroviabrasileira que liga a cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais (passando pela região de mineração de Itabira) à Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, e aos portos de Tubarão, Praia Mole, e Barra do Riacho, no Espírito Santo. É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).
Sua construção se iniciou ainda no final do século 19 e contribuiu decisivamente para o aculturamento e dissolução (segundo alguns, "ajudou na conquista", no quase extermínio[1]) dos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam osKrenak.
Também foi muito importante para construção de cidades de médio porte no interior de Minas e Espírito Santo, como no Vale do Aço, cujo crescimento industrial só foi possível pela existência da ferrovia.
Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil, sendo administrada pela Vale S.A., antiga CVRD (Companhia Vale do Rio Doce). Transporta 37% de toda a carga ferroviária nacional.
Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro, também é utilizada para o transporte de aço, carvão, calcário, granito, contêineres, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira, celulose,combustíveis e cargas diversas, de Minas Gerais para o exterior.
A ferrovia tem cerca de 300 clientes e é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte contínuo de passageiros, com cerca de 2.800 usuários diariamente, o que lhe confere certa importância turística.[2] A EFVM, junto com a Estrada de Ferro Carajás (Pará-Maranhão) e, agora, com a Noroeste do Brasil, são as últimas ferrovias a realizarem este serviço em longa distância.
Características de percurso
A ferrovia possui raio mínimo de curva de 195 m e rampa máxima de 1,5%, o que permite uma velocidade máxima de 57 km/h.[4][5]
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