Pular para o conteúdo principal

DIA DOS PROFESSORES, NU PEDAGÓGICO, TOM ZÉ, CASA DOS CORDÉIS, ANTROPOESIA

O nu pedagógico prometido para hoje - dia dos professores - na praça da República pelos diretores das escolas públicas do estado rolou apenas metaforicamente.
"Tiramos a roupa metaforicamente para colocar a nu a educação praticada em São Paulo", disse Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto, presidente da Udemo (sindicato que inclui diretores e coordenadores de educação). Leia aqui
Nu metafórico, cara pálida? Ô raça sem culhões! Uma pena, perdermos a oportunidade de mostrar pedagógica e didaticamente a bunda pra esse governo escroto do PSDB que há 16 anos vem fodendo a população e os educadores nada metaforicamente.
Vá lá, valeu a intenção e parece que a estratégia não deixou que este dia passasse absolutamente em branco na mídia. Hoje às 18 horas já era possível encontrar notas sobre o ato na Folha online.
Porém no jornal impresso da Folha de hoje conferi: o dia foi lembrado em apenas dois anúncios de escolas privadas que mais faziam propaganda da instituição que propriamente uma homenagem . Cismei. Apeoesp, Simpeem, Aprofem, CPP, entidades que vivem de contribuições sindicais de professores, nada!? Cadê nossa voz?
Minha amiga lamenta: "Apesar do ponto facultativo, hoje trabalhamos como noutro dia qualquer, sem nenhuma confraternização, para repor os dias suspensos devido a tal gripe. Alguém propôs um dia de atividades especiais mas estamos tão tristes, desmotivados e cansadas que o grupo preferiu esquecer. Comemorar o quê, né?"
E la nave va!
"A celebração do dia dos professores foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Tá aí, a situação é tão trágica que nem por decreto professor quer comemorar! Mas...
...com ou sem decreto o SINPRO Guarulhos - sindicato dos professores - trará ele, Tom Zé! para um show gratuito, no dia 23/10 no Centro Educacional Municipal Adamastor. Se é pra gente se confraternizar o convite não podia ser mais feliz e certeiro. Inda no mês passado numa entrevista que deu à REVISTA BRASILEIROS - se reportando ao movimento tropicalista que coincidiu com a ditadura militar Tom Zé disse:
"Ao mesmo tempo, houve a atitude repressiva da ditadura. E o que é que a ditadura quer? Que nossos cérebros se diminuam, ora! Eu era namorado de uma professora e o salário dela foi instituído por João Goulart, três mil cruzeiros! Olhe o que significava isso: que as pessoas de capacidade estavam convidadas a ser professoras, salário nenhum pagava aquilo. Estavam privilegiando o pensamento, o desenvolvimento das crianças. E o que foi que a ditadura fez? O contrário! Degradou os professores. Veja como eles estão, até hoje, servindo ao capitalismo nessa degradação do ensino. Isso é uma das coisas mais terríveis. Por que falta educação? Porque o governo não quer! " (os grifos são meus)
Os convites podem ser retirados gratuitamente com antecedência na sede do SINPRO GUARULHOS, na rua Maria Lucinda, 83 - tel 2472-7098 . O show de Tom Zé que terá abertura feita pela CIA Brancaleone de Teatro acontecerá dia 23/10 às 20h no Adamastor do Centro de Guarulhos.
Com ou sem motivo, já garanti meu ingresso e quero sinceramente degustar cada minuto dessa homenagem que nos meus dilírios foi pensada de encomenda pra mim.
********************************************************************
Enquanto ia escrevendo esse post uma querida ex-aluna, que hoje é professora, me ligou pedindo orientações sobre como ajudar uma outra colega professora que está em profundo estado de depressão. 27 anos de idade e quatro de magistério e parece que já desenvolve os primeiros sintomas do BURNOUT - "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional" e que no magistério hoje é a principal causa de afastamentos e desistência profissional. Sugeri que ela procura-se urgentemente auxílio médico e psicológico e também que a gente se encontra-se para tentar nomear essa dor através de conversas, leituras e solidariedade. Provavelmente voltaremos a esta questão - na minha opinião a principal, mais aguda e reveladora da precarização do trabalho docente, consequência do contexto neoliberal. Taí, tem jeito não. Ou extirpamos o capitalismo das entranhas sociais ou as entranhas sociais capitalistas nos extirparão os sonhos e a própria vida.
*********************************************************
ANTROPOESIA NA CASA DOS CORDÉIS CONVIDAM
"Ari, Cris e todo mundo, apareçam dia 24 na Casa dos Cordéis. Tocaremos por lá. E será em favor da "OCIP" que lidará com o arquivo histórico na cidade. Antropoesia/Wagner. "
A CASA DOS CORDÉIS fica na Av. Torres Tibagy, 90 - Gopouva - Guarulhos - SP.
Valeu Wagner! Mas não tenho a minima ideia do que seja OCIP ou será OSCIP? Vão lidar com o arquivo histórico? Tudo bem, a gente quer ir, mas que horas a gente se encontra por lá?

CRICA

Comentários

Pedro disse…
Que belo presente pra você Cris, show do Tom Zé! hehe. Mas é mesmo lamentável o tratamento dado a vocês. Esse descaso é refletido por todos os prismas da sociedade. Geralmente, acredito que as famílias dos alunos, assim como também os próprios, não dão o merecido valor a esses grandes mestres.

Mas aqui, logo São Paulo que o bicho tá pegando? Logo aí que, se não me engano, já teve Paulo Freire como secretário de Educação?

O trem tá danado mesmo!
Antropoesia disse…
Cris, a partir das 20, espero que toquemos. A casa vai abrir às 19h, para ter evento até as 23. Alexandre Reggae falou que Roberta e André recitam por lá, neste dia. Você vem?
Serão cobrados 5 reais, para dar à Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico. Li o estatuto, mas minha lembrança está auditiva (escutei "OSCIP" como você anotou). Vou tentar descobrir se Elton está nesta também.
Beijos. Wagner
Ana disse…
Olá Cris, vim retribuir a visita ao cafofo. Adorei seu comentário sobre o livro do Dostoiévski.
Me parece que você é professora. Tenho na memória ainda viva a imagem de grandes professoras que passaram pela minha vida e me ensinaram coisas muito importantes, dentre elas, o prazer da leitura.
Parabéns pelo seu dia (ainda que atrasado), se bem que todo dia é válido para receber um parabéns, um beijo,
wagner pires disse…
cris, o ari vai na monteiro este mês. consegue alguma informação? abração, wagner.

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica

ILU OBA DE MIN

Carnaval 2013 - As Yabás Deusas do Axé - Bloco Afro Ilú Obá De Min Constelação (Nas águas das Yabás) Sossô Parma out 2012 Ali tem uma estrela brilhante A mais linda estrela que eu vi Seu brilho traz Luz e coragem E clareia a minha viagem Constelação Constelação Ilú Obá! Vem navegar Nas águas das Yabás! Constelação Constelação Ilú Obá! Vem se banhar Nas águas das Yabás! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá!