Pular para o conteúdo principal

muda pra poesia

Minha boca é burra
quando digo cale-se
ela fala
quando digo fale
ela cala
o que eu mais queria dizer.
Então meto a boca de castigo
e descubro o prazer da audição.
E tenho ouvido tanta coisa
que boca burra ou esperta nenhuma ousaria repetir.
Ouço o murmúrio da gente silente
ouço os ais da gente sofrida
e o latido dos cães
patrões.
E às vezes ouço-me
ousando-me ouvir a boca emudecida.
Não é tempo de poeminhas, mas eles saem. Fazer o quê? Não preciso ler jornais nem assistir televisão. O mundo está na minha frente...inda não ceguei. Inda não vi o branco dos ensaios soberbos. Estou no front e todo dia admiro que tantos corpos caídos não gere cheiro nenhum aos olfativos gestos políticos.

Por minha vida, não queria estar aqui. Estaria em qualquer outro canto. Mas estou aqui na fedentina ala de aula. E pra que não me digam que não avisei, aí vai: creio que na história da humanidade nunca se conseguiu humilhar tanto filho de trabalhador e tão facilmente como o que se faz hoje na escola pública – que é a que conheço. E não venham me dizer que tais atos se façam em prol de porra nenhuma! Não há o que justifique o fim da infância!

A revolução cultural chinesa doutra forma, politicamente mais correta: estamos alfabetizando, ensinando a ler e a escrever!

Doutos sabedores insistem e apontam seus oblíquos dedos para o futuro. E tiram as mãezinhas dos lares e seus filhos de seus colos e as põem a trabalhar! E as substituem por fornos microondas e tvs a cabo. Mãezinhas que abortam filhos não nasciturnos. E pais que não existem. E professores que não professam nem os próprios destinos...

EducaCÃO é o nome do site dos caras ou é piada pronta?

**************************************************

Uau! Que a virada já, já está aí! E a rapaziada Tonzeniana vai se encontrar! Que virada será essa virada?! Que São Paulo nos proteja! E Santa Maria não nos veja! Bê, Emerson, André, Marlos, Edu, Pedro, Rodrigo, Mona e c& : o balacôbaco vai ser demais e o papo muito? Tô doidinha pra ver vossas carinhas lindas e boquitas falantes. E som , e o som, e o som do Piratom- Zé?!

"Piratomze Enterprise Atenção, políticos, jornalistas e rebanho de vagabundos:

No show da Virada Cultural em São Paulo, em maio, vou relançar em um novo cd do selo Piratomze Enterprise as músicas do meu primeiro disco de 1968, Grande Liquidação. Nesse lançamento as letras estarão revisadas e atualizadas. Praticamente um disco novo.
A política que segure o rabo.

Abraços,
Tom Zé"

*************************************************

O QUE ANDEI XERETANDO ESSESS DIAS:

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÒCIO
http://www.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ

O OLHAR ESTRANGEIRO , Lucia Murat
http://www.youtube.com/watch?v=bICoi7g6kXQ

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE ÀS BIBLIOTECAS DO MST
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15883

"A ESCOLA E A LETRA": ESCRITORES BRASILEIROS E SUAS INFLUÊNCIAS
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15830

TOM ZÉ RENASCE-REMORRE-RENASCE
http://tom-ze-renasce-remorre-renasce.blogspot.com/

AS ÚLTIMAS AVENTURASS DE SPRINGFIELD NAAXTRO
http://velocidademarginal.blogspot.com/

DURO TRABALHO - HANS MAGNUS ENZEMBERGER
http://teratopoesia.blogspot.com/2009/03/duro-trabalho-hans-magnus-enzemberger.html

PAPOS ANTROPOÉTICOS
http://antropoesia.zip.net/

TOM ZÉ
http://tomze.blog.uol.com.br/

O Horror... O Horror...
http://ooficiodoocio.blogspot.com/

********************************

ODE AO PORTO<

Meu Porto inseguro das horas inválidas
de toda minha vida,
alegrai-me!
Alegrai ao menos hoje esse meu coraçãozinho despedaçado
e ridículo.

Meu Porto inseguro das horas inválidas
de toda minha vida,
dizei-me!
Por que envelheço se
inda gosto de cantigas de roda?

Meu Porto inseguro das horas inválidas
dizei-me:
Por que escondes a felicidade nesse litro?
Um litro de felicidade. Só.
Feito minha vida toda.
Um litro de vida só e fim?

*******************************************
CRICA

Comentários

Emerson Leal disse…
Maria, é bom pacaralho ler tantas verdades na manhã de 1° de abril... Virada Cultural, aqui vamos nós. Beijo.
Sinceramente, o primeiro poema é excelente. Do tipo que não vejo tem tempo! É justamente quando não é tempo de poema que se deve escrevê-los. Quê achou do "criança, a alma do negócio"? Chocante, não? E você vê isso pessoalmente todo dia!
Crica biruta: não falei que tú irias arregaçar com o demo? Aí estão suas sínteses existenciais, tão peculiares e instigadoras quanto sempre: ótimos poemas, ótima prosa!

E na virada tem que rolar um vinhozinho do Porto, né não??


Ótimos links!!

E dentre eles, o "Criança, a alma do negócio" é CRUCIAL, porque trata do MARKETING PAVLOVIANO praticado pelas corporações, implantando desejos nas crianças, pra produzir o chamando "nagging effect"!

Aliás tá aí um tema ótimo que merece aprofundamento!


Há braços!
Pedro Paulo disse…
Crica, parabéns pelos poemas. O "muda pra poesia" encaixou como luva. Compartilho seus sentimentos; houve um dialógo intersubjetivo que atravessou a distância Minas-São Paulo numa velocidade incrível. hehe. Tomara que eu me junte a vocês na virada. Um abraço a todos. =)
Robson Ribeiro disse…
Olá!

Gostei muito da Ode ao Porto.
Dia desses estava vendo um programa com o Toni Belloto sobre Ode.
Ainda não vasculhei o blogue por inteiro, mas gostei do que li até agora.
Pena que eu não vou estar presente na virada...

Sei que não tem ligação com o post, mas estava ouvindo agora a música Tô e fiquei pensando numa ponte com "Da lama aos Caos", do Chico Science. Sei que ele teve a influência do Josué de Castro, mas será que tem algo aí, na essência?

Beijos!
Lampião disse…
Cris,
minha flor do lodo, são 4 da manhã e o sono foi-se.
Te ler me consola.
Sempre.
Comecei a clicar nos links.
Gostei do que li no blog do Wagner.
Por motivos muito diferentes eu e ele concordamos sobre o aborto.
Somos contra.
Estava já entediado com os outros links, quando me deparei com os das crianças e o consumismo.
Hahahahaha, hilário.
Vão se foder, lá tem quantos minutos as crianças passam diante da TV, com precisão de segundos, kkkkk.
Porra, que se foda que tem crianças obesas, ou querendo comprar celular, ou que gostam da Barbie, ou que querem se maquiar.
Puta que pariu, se as crianças tem pai e mãe, só isto já é um luxo.
Se tem psicologos então, é super luxo.
Aposto que aquelas crianças comeram todos os dias da vida.
Aposto até que algumas comem sucrilhos toda a semana.
Prá quem tá chocado com aquilo, dá um pulo lá na favela do São Rafael, ou lá no Jova Rural. Hehe.
Bem, prá não dizer que não falei das flores, vou sugerir um vídeo.
Tigrada, visitem lá este link:
http://www.youtube.com/watch?v=QA07De_iOJc
Aquilo sim vale a pena
beijos
Lamp
crica disse…
Então Mathias,

Quando vi o vídeo também pensei nisso, principalmente porque minha intenção era de mostrar pra molecada da escola. Daí lembrei que, como o Kassab até agora não entregou material escolar, não é incomum garoto lá na escola me pedir caderno ou escrever com toco de lápis. É nogento ver no vídeo aquelas mães da classe média dando o seus relatos sobre como seus filhotes ficam expostos ao lixo televisivo e elas incapazes de dizer NÃO. Dá pena né? Criei duas filhas com televisão no centro sala ligada o dia todo e decidi não expor Isadora enquanto puder a essa merda, o resultado? Venha conferir. Natália na idade dela não podia ver camelô, era uma loucura. Eu lá dura, toda fodida e a menina berrando que queria uma daquela merdas. Isadora inda não sacou o lance de comprar. Quando levo ela apra passear é claro que se encanta com os camelôs e as vitrines mas pra ela é como passsear num musseu. Ela acha lindo mas não fica na fissura de possssuir aquelas geringonças, por enquanto...Quanto a criança obesas, meu nego, você tá enganado. Não é mai tão incomum ver criança de periferia obesa, não. A questão é que feijão com arroz tá deixando de ser o prato braileiramente cobiçado pelo pobre e taí o perigo. Acho que o vídeo e a campanha vale nesse sentido. Tem publicidade de consumo de lixo pra todo mundo. É claro que o caras só estão se mobilizando por conta da obesidade mórbida do filhos da pequena e triste burguesia e não pelo desejo mórbido e impossível de consumo de que são vítimas os filhos do proleta. POrém ambos são perniciosos. E existem. E a vítimas são crianças


vou conferir o vídeo. SAUDADE E VÊ SE APARECE NO MEU PORTÂO E LARGA DO PORTÃO DO PAÇO MUNICIPAL HEHE BJCA

TB não dormi e pirei na batatinha do posst acima. Vê se escreve me xingando, vai! TÔ preciando de uns esporros amorosos.
crica disse…
Ô Robson benvindo e obrigada! São só elucubraçõe etílicas. TÔ indo conferir tuas comparações e te ajudo a achar o significado pra coisa.
Mas me diz aí, como veio parar aqui, hein?

bjca
crica disse…
Pedro paulo,

Vou te falar, viu? Essa VIRADA tá pra lá de VIRADA.

Cadê o texto do pai? Tô aqui temendo que naquela noite você também tenha se ofendido comigo, foi? Foi não, né? Com você posso ser eu mesma, sem adjetivos e coisa e tal, diz aí?

bjca
cris
crica disse…
Num creio que você gostem mesmo dessa merda que ecrevo, sério!
Eu não gosto: EU ADORO!! E vc não escreve merda não, sua boboca!*rsrs

E ISTO AQUI, ALIÁS ("Tem publicidade de consumo de lixo pra todo mundo. É claro que o caras só estão se mobilizando por conta da obesidade mórbida do filhos da pequena e triste burguesia e não pelo desejo mórbido e impossível de consumo de que são vítimas os filhos do proleta. POrém ambos são perniciosos. E existem. E a vítimas são crianças") É BRILHANTE!

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica