Pular para o conteúdo principal

Entre o som e o sentido das palavras mudas

Do que somos feitos, senão de palavras?
Do que é feito, o engano, o engodo, o embuste?
A confissão, o amor, os encontros, o perdão, o 'me desculpe', senão de.... palavras?
O medo, a perversão, a cólera, a vingança: palavras?
Palavras-afeto, gentis, suaves, doces, dóceis, meladas, o amor feito de palavras e o risco da palavra má e bem entendida, confusa, obtusamente dentro da gente a semear vendavais doutras palavras, o sugar blue verborrágico do dia seguinte da palavra sangue-rubro-líquida, escorregadia das bocas vazantes a inundar o mundo doutras tantas palavras a molhar outros discursos de palavras secas.

Palavra-veto. Pois que hoje não há léxico que dê jeito na palavra claustro.

Do que somos feitos senão de dicionários e etimologias vãs, notas de roda-pé citatinas cítricas roubadas e colecionadas nos armazéns de vendedores da verborragia inútil e declinadas no latim culto e imcompreensível de línguas mortas. A palavra que nos persegue e a que perseguimos, palavra ouro-teleima, a que cisma, a que não dá verso e insistimos dela fazer poesia ou tratados metafísicos, de palavras, é claro.

No princípio era o verbo. Acaso haverá no silêncio o fim?

Maria Cristina - Sob os eflúvios de Paul Valery em Poesia e pensamento abstrato.
Alguém aqui gosta de orquideas? Essa aqui é selvagem e acho que parece comigo. Clique aqui para ver outras. Talvez uma delas pareça com você também.

Comentários

Pedro disse…
O silêncio me parece a melhor saída para o excesso de palavras. O excesso, em todas dimensões, é sempre o problema.

Beijo Cris. Até. =)
Jéssica Batista disse…
É, como o Pedro falou, muitas vezes é melhor se calar. Tem um ditado que fala uma coisa parecida... algo como o homem comum fala e o sábio discute... enfim.

Beijos!

;*
"Sobre o que não podemos falar, devemos calar." L. Wittgenstein, Tratado lógico-filosófico, 7º (e último) artigo.
Pedro disse…
É isso aí Jéssica. Muito apropriada a fala do Wittgenstein, Marlos. Acho que o espírito de silêncio tomou conta desse post né. hehe. O negócio ficou sério por aqui. =o
Lampião disse…
Acho que tá na hora de fazer barulho!
Porra, já são mais de 10.000 acessos.
Tinha que fazer uma festa, num tinha não?
Lamp
Mathias-Lamp buscando festa e concórdia?*rsrs

Mas tá corretíssimo: é motivo pra muita festa sim ! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica

ILU OBA DE MIN

Carnaval 2013 - As Yabás Deusas do Axé - Bloco Afro Ilú Obá De Min Constelação (Nas águas das Yabás) Sossô Parma out 2012 Ali tem uma estrela brilhante A mais linda estrela que eu vi Seu brilho traz Luz e coragem E clareia a minha viagem Constelação Constelação Ilú Obá! Vem navegar Nas águas das Yabás! Constelação Constelação Ilú Obá! Vem se banhar Nas águas das Yabás! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá!