Pular para o conteúdo principal

A TELEVISÃO ME DEIXOU TRISTE MUITO TRISTE DEMAIS

"... estudo realizado pela universidade de Maryland, nos EUA, e que será publicado na revista Social Indicators Research, reportou que pessoas infelizes assistem mais televisão e as que dizem que são “muito felizes” gastam mais do seu tempo lendo e socializando-se."http://hypescience.com/felicidade-tv/
Não precisava sair na Social Indicators Research. Eu já desconfiava que ver televisão deixa as pessoas infelizes – na melhor das hipóteses. Intui isso na minha melancólica adolescência. Naqueles tempos eu não tinha opção: ou via televisão, ou via televisão. Acho que para muito jovem ainda deve ser assim. Tive overdose de TV e desenvolvi uma certa ojeriza a ela. É claro que abandonar esse vício não foi fácil, nem proposital. Mudei muito de casa, fiquei sem tv, morei em lugares impossíveis de captar imagem e quando percebi o mal estava controlado. Hoje quando interpelada acerca de um factóide policial, político, ou um programa desses da moda, respondo: Ah ! Eu não vejo televisão há 15 anos mais ou menos. E digo isso com o mesmo orgulho de um alcoólatra abstêmico. Não fiquei mais feliz, não. Nem levo a sério esse negócio de ser feliz. Mas garanto que minimizei meus momentos infelizes.
Ah, e por falar em melancolia eu estava atrás desse poema há um tempo...o nome dele é MALINCULIA e é do Antônio Sales. Diga lá se não é uma lindeza:
Malinculia, Patrão,
É um suspiro maguado
Qui nasce no coração!
É o grito safucado
Duma sôdade iscundida
Qui nos fala do passado
Sem se torná cunhicida!
É aquilo qui se sente
Sem se pudê ispricá!
Qui fala dentro da gente
Mas qui não diz onde istá!
Malinculia é tristeza
Misturada cum paxão,
Vibrando na furtaleza
Das corda do coração!
Malinculia é qui nem
Um caminho bem diserto
Onde não passa ninguém...
Mas nem purisso, bem perto,
Uma voz misteriosa
Relata munto baxinho
Umas históra sôdosa,
Cheias de amô e carinho!
Seu moço, malinculia
É a luz isbranquiçada
Dos ano qui se passou...
É ternura... é aligria...
É uma frô prêfumada
Mudando sempre de !
Às vez ela vem na prece
Qui a gente reza sósinho.
Outras vez ela aparece
No canto dum passarinho,
Numa lembrança apagada,
No rumance dum amô,
Numa coisa já passada,
Num sonho qui se afindou!
A tá da malinculia
Não tem casa onde morá...
.........................
Ela véve noite e dia
Os coração a rondá!...
.........................
Não tem corpo, não tem arma,
Não é home nem muié...
.........................
E ninguém lhe bate parma
Pru causo de sê quem é!
.........................
Ela se isconde num bêjo
Qui foi dado há muntos ano...
Malinculia é desejo,
É cinza de disingano,
Malinculia é amô
Pelo tempo sipurtado,
Malinculia é a
Qui o home sofre calado
Quando lhe vem à lembrança
Passages de sua vida...
.........................
Juras de amô... isperança...
Na mucidade colhida!
.........................
É tudo o qui pode havê
Guardado num coração!
.........................
É uma históra qui se lê
Sem forma de ispricação!
.........................
Pruquê inda vai nacê
O home, ou mêrmo a muié,
Capacitado a dizê
.........................
Malinculia o qui é!!!
*************************************************
Quando dá passo lá. A Casa dos Cordéis não é muito longe de casa. Fui três vezes. Assim, quase de passagem. Tava passando e...outra dimensão da palavra. Ótimo passeio para tardes de passagem em Guarulhos.
CRICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica