Didática a exposição Donato por Extensil. Juro que não sabia o que era um extencil, pode? O moço tem coisa à beça pra mostrar. É muito legal a gente reconhecer a matriz de desenhos que já viu por aí. E eu com aquela cara de tonta ia pensando : ah então é assim que faz? Saí de lá com vontade de fazer grafite também.
*******************************************************************************
Curtindo o Circuito Sesc...
A Isadora fez um desenho bem legal...
Buenas, Teatro Nelson Rodrigues, quinta-feira e dois dias antes ninguém sabia que o circuito de artes do Sesc ia rolar aqui em Guarulhos. Fiquei pensando, ih, não vai ter ninguém... Que nada, de repente em fila indiana, carinhas alegres de crianças – alunos de uma escola lá do Jardim Alvorada - foram preenchendo o vazio do local ... Eu e a Isadora rimos à beça com o grupo Oigalé, lá de Porto Alegre num auto arlequinesco divertidissimo. Pena não ter registrado isso em fotos. Mas ficam aqui as palavras...
...e o circuito local
A Casa dos Cordéis tem sabor de casa da vó antigamente. É entrar e se emocionar. Estivemos lá na sexta pra conferir a festa do Saci. A Débora Kikuti é parteira de sacis! Encantamento - vida sem encanto devia ser proibida, isso devia estar na constituição! Eu sou uma boba, com essas coisas que nos identificam, se vacilar, vou às lágrimas...
Mas o ápice das minhas peregrinações culturais emotivas foi sexta à noite.
Nunca havia assistido uma ópera , quer dizer, tradicional não - vi uma uma do Arrigo Barnabé, mas isso não contava. Queria assistir uma no estilão antigo, de quando elas eram populares. Alguém me indispôs: Ih! se prepara , vai te dar um sono! Quase não fui. Que ódio desses baldes de água fria... O Adamastor estava lotado. Foi ótimo! Cheguei a fechar os olhos algumas vezes pra vez se aquelas vozes e sons entravam em mim. E a orquestra é daqui mesmo, terra dos maromomis. Bravo! Os caras mandaram bem. Com uma comédia de facílíma compreensão e mastigação – até legenda tinha! Muito riso, que rir é bom e a gente gosta. Fui sozinha e não encontrei sequer um dos meus velhos amigos cultureiros, graças a Ateus. Fiquei pensando: ópera é demais pra eles, né? Na saída, ainda sob os eflúvios sonoros enquanto observava que os espectadores daquela noite eram em maioria jovens não ricos - pois pude conferir os pontos de ônibus cheios também – fui tomada de outra emoção. Lembrei-me da minha adolescência mediocre e tediosa numa Guarulhos que nunca me ofereceu nada parecido. Corei e quase me envergonhei de ter votado nulo. Quase...
Ainda no Adamastor....a mostra sobre a ditadura – também muito didática – sucitou-me a ausência da memória de Machado de Assis esse ano. Lamentável mesmo. E que negócio é aquele de interditar a exposição do Salão de Artes Plásticas naquele horário, hein? 19h30? Estava cheio de gente ali que queria conferir a mostra e não pode porque ela estava fechada. Mostra que não se mostra? Ah tem dó, né? Depois a gente tem chilique e os caras querem algemar, né?
Se alguém acompanha essa bloga aqui, deve se lembrar da tal idéia de intervenção poética em ônibus que tive dia desses. Pois taí, nesse mundo ninguém inventa mais nada. Em Porto Alegre os caras já estão na 16ª edição de poemas que são expostos em trens. Viu? Confere aí, Wagner.
Ômnibus
Hêi ! Psiu ! Você aí !
Olhe prá mim aqui !Leia-me !
Sinta o meu dilema
eu sou apenas um poema
e um poeta mesmo disse um dia:
poesia não faz nada acontecer
(poesia não enche barrigae não dá camisa a ninguém)
Me faço, no entanto,ao meu modo desnecessário
no hiato de um instante
em trânsitoentre um ponto e outro
uma mensagem na garrafa
uma ponte para o encontro
E rogo praga aos pragmáticos !
pois como disse outro poeta:
se êles fossem em política
como são em estética
nós estaríamos feitos
Gostei desse aí em cima. Mas fico devendo a autoria porque não achei.
Ah e por falar em versos e suportes, um outro gaúcho – ô povinho danado de bão pra te idéia – me apresentou o POEMA OUTDOOR.
CRis
Comentários
são poemas televisionados, inseridos na programação daqueles monitores. outras opções: a projeção, que é muito fácil, mas a gente está enrolando pra fazer. de minha parte, por mera grana. dos outros, não entendo. é viável pacas.
3) a música está quente. 4)abração