A Volta do Trem das Onze - Tom Zé
*********************************************************************************
Hoje o Itaú me ligou e sugeriu que eu usasse minhas economias da poupança ao invés do meu limite no cheque especial. A crise dos bancos acho que chegou aqui. Fiquei com a impressão de que os caras não têm mais grana pra me cobrir...
Será?
*********************************************************************************
$O$ Saúde - Sicko - Michael Moore não perde o folego e dessa vez denuncia a desgraceira que é a vida de quem fica doente no país do Tio Sam. O 'documentário' é um remédio pra quem ainda não percebeu que nossas infelizes moléstias tem raízes muito mais políticas do que virais.
Alguém - que trabalha na área da saúde há anos - esses dias aqui em casa me dizia: " Ô Cris, sabe por que - em Guarulhos - a Santa Casa e o Pio XII não foram salvos ? Hein? Hein? Looby dos convênios!"
E eu parva respondia: "Éééééé?"
Será?
*********************************************************************************
"Uma parcela de 6% dos lucros obtidos pelo Brasil com petróleo será usada pelo governo no combate às mudanças climáticas e em pesquisas para estudar o aquecimento global no território nacional (...) O dinheiro será usado, por exemplo, para pesquisar as mudanças climáticas no Brasil, para reduzir as emissões ." Li qualquer coisa sobre o assunto acima hoje num jornal e lembrei-me de uma fábula sobre a lagarta, o homem e o milho que era mais ou menos assim:
- Nhoc, nhoc, nhoc - fazia a lagarta comendo o minho do lavrador.
- Saí do meu milho, sua lagarta gulosa! - dizia o lavrador.
- Não saio não! Esse milho é meu também!
- Ah é? Então vou jogar veneno em você!
- É ? E vai comer o milho envenenado depois?
moral: Primeiro a gente envenena e vende. Depois com o lucro a gente socorre.
Será?
*********************************************************************************
Como não encontrei na Net transcreverei uma carta de Tom Zé ao Lula que está publicada no livro Tropicália Lenta Luta . Sobre o que é? Vai lendo aí...
QUERIDO PRESIDENTE LULA:
Pra governar um mundo muito menos complexo do que hoje, Zeus, que tinha poderes do tipo "não se discute", precisou devorar a Astúcia, integrando-a a si mesmo. Imagine os-pobre-de-nós, apenas mortais, presidente Lula!
Por exemplo: certos assuntos são proibidos. O trem é um deles. Como extensão do transporte coletivo e popular, o trem, na versão apresentada por interesse de poderosos, é um sinônimo de atraso e desemprego. E mais: logo de início, o eventual projeto de uma estrada de ferro encontrará um inimigo natural em grandes jornais do país que, industriosamente, de saída, encontrarão rombos, defeitos, roubos. O trem será confundido com o que for possível inventar de ruim.
Será o Mal teológico sobre trilhos, apitando na curva.
Qual o primeiro governo, caro presidente, a ter a ousadia de falar em trem num país de 8 milhões e 500 mil Km² como o Brasil? E principalmente mencionar a conjunção com o assunto "automóvel"? As fábricas precisam vender milhões de carros por ano - pra botar não se sabe onde - caso contrário, supremo absurdo, ameaçarão a população com mais desemprego.
...E os 8 milhões e 500 mil Km ² clamando como o braço de um argumento lógico e irrefutável!
Votos afetuosos: meus votos de astúcia mastigável e antiácida para seu governo são acompanhados pelo efeito composto de manha e navalhada com que uma canção pode participar de uma página argumentativa.
Com crença forte e um abraço.
Tom Zé.
*********************************************************************************
É. O 'trem' tá feio.
CRICA
Em tempo: Ociosos ansiosos de plantão não deixem de ler as novas aventuras de SPRING NAAXTRO no VELOCIDADE MARGINAL.
Comentários