Pular para o conteúdo principal

Não Lampião Bacamarte, eu não vou tirar o Blog da Biblioteca Monteiro Lobato daqui.

Sabe, quando eu trouxe link do Blog da Biblioteca Monteiro Lobato para o QUINTAL pensei feliz da vida: "Até que enfim vou poder consultar o acervo das bibliotecas de Guarulhos sem sair de casa !" - há anos eles vêm dizendo que isso é possível , mas eu nunca consegui. Bom, hoje eu tentei, e advinhe? Não consegui.

Então, decidi dar uma olhada com mais vagar no Blog da biblioteca e percebi que no OUTRAPOESIA tem mais informações sobre a tal do que lá. Juntei minhas observaçõesa a tua crítica, Lampião, da tal ausência de homenagem no centenário da morte de Machado de Assis e adicionei o episódio de eu ter ido até à biblioteca dia desses para encontrar um pessoal que discutiria poesia visual e ter dado com com a cara na porta - depois me explicaram que os caras estavam lá em cima, mas porra, eu tinha que gritar abre-te-sésamo pra entrar? Qual era a senha? Porta de biblioteca, se tem alguma coisa legal rolando lá dentro tem de estar aberta, né?

Acontece que eu não me muito irrito mais, porque o que não tem jeito, ajeitou-se. Minha relação com as coisas de cultura dessa cidade sempre foi um misto de indignação e surpresa. E os caras sempre se superam. Mas estou estou noutra sintonia, sacumé?

Fui ao Museu de Língua Portuguesa e achei esquisito impor Machado em exposição. Aliás, dia desses, entrei numa escola em que havia um painel escrito não sei o que "em comemoração à morte de Machado de Assis" - credo! estavam comemorando a morte do bruxo do cosme velho? Melhor deixar o Machado em paz. Lampião, e o que é que tem se os meninos daqui querem brincar de tropicalistas, deixa eles. Deixa os meninos se divertirem, seu mal humorado. Eu fui ver o Tom Zé e me diverti muito. E se o Machado estivesse vivo ia gostar de parangolés, ah, ia sim.

Enfim...ai que preguiça...

Eu frequento a Monteiro Lobato desde meus sete anos e tenho sempre uma sensação melancólica em relação a ela. Quando era menina aquelas senhoras mal humoradas e estúpidas, aquele acervo empoeirado, mal cuidado e as mesas de metal altas e geladas causavam-me tanto desconforto que biblioteca e necrotério para mim, durante muito tempo, eram quase sinônimos. Quando meu pai me explicou que no terreno, onde hoje é a biblioteca, havia ali um cemitério antes , arregalei os olhos, não disse nada e pensei : " E não é que é mesmo?" Cresci tentando me acomodar àquelas mesas geladas, àquela gente que na minha opinião não tinha nada a ver com livros - que pra mim são coisas quentes, aconchegantes e vivas. Na época do Gilmar Lopes - que Ateus o tenha - quando a coisa começou esquerdar na cidade eu me irritava com os músicos, amigos meus, que teimavam em se prostituir com aquela gente mentirosa e enganadora, mendigando espaço em troco de nenhuma pataca. Até que um dia, um colega anarquista me avisou que meu ponto de vista estava equivocado, que artista libertário tinha de fazer arte em qualquer lugar. Eu nunca mais disse nada. Aí o negócio esquerdou de vez - embora a esquerda estivesse se endireitando também. Na era PT as mesinhas de metal foram trocadas -cara, eu já tinha mais de 30!- o acervo saiu do domínio das velhinhas mal humoradas e a gente podia circular entre os livros. Construiram outras bibliotecas, fizeram reformas na Monteiro Lobato, compraram livros e meus amigos músicos me diziam que já recebiam umas patacas. Hoje tem até acervo em braile - se não me engano muito disso foi empenho da menina Claudia, a qual presenciei o chutaço que tomou no fiofó, depois que estava tudo bonitinho, do senhor secretário Edmilson que me disseram, de alcunha também senhor vira-casaca, sei não... ah! deixa isso pra lá que eu nem sei direito o que aconteceu. Eu não sei, não quero saber e também se soubesse, o que é que saberia? Cruz credo! Sabe que gato que tomou tijolada não dorme em olária, né?

O fato, caro Lampião, é que criei gosto também por coisas mórbidas como aquela biblioteca, por exemplo. E quando entro ali torço sempre pra ter uma boa surpresa. É que apesar de não parecer essa cidade é minha, meu coração chora e sorri com o que vem dela. E é por isso que eu vou deixar a porra do link do BLOG da biblioteca onde está. Pode ser que um dia eu consiga acessar o acervo daqui de casa e sinta que eu e ela estamos no futuro do presente que os deuses me ofereçeram depois de tanto sacrifício por amá-la. E chega que hoje eu tô piegas pacas...

CRICA

PS 1- E aí Lampião Bacamarte, eu vou pra mansarda também?
PS2- Esse texto faz parte de uma conversa aí nos comentários
do post anterior que o cabra Lampião tá provocando.

Comentários

Anônimo disse…
Querida Cris,
começo pelo fim.
Você tem dúvidas que inauguraria a mansarada?
Eu não, nenhuma.

Mas porra, não tem desculpas não festejarem ao centenário da morte do Machado.

Eu só aceitaria se eles dissessem assim:
Somos Lima Barretistas!
Só comemoramos gênios miscegenados envergonhados.
Ou:
Só comemoraremos o original, e em 2030 comemoraremos os 150 anos da morte de Flaubert.
Faremos uma grande festa.

Mas não.
Os parvos não comemoraram por ignorância.

Comemoraram até os 100 anos da imigração japonesa, com hino e tudo em todas as solenidades oficiais.
Vão se foder!

Chega não vou falar mais disto.
Já que você é tão fã assim do Tom Zé, vou procurar, não sei se vou achar, mas tenho um livro autografado que o Tinhorão deu pro Tom Zé, e pediu para eu levar, mas o baianinho foi lá no lançamento, e comprou outro, daí peguei o livro para mim.

Tchaus
crica disse…
Na minha opinião, Monteiro Lobato, que foi uma das poucas pessoas a apoiar Lima Barreto, tem alguma coisa a ver com isso.
Talvez uma promessa feita na alcova deste naquela noite que ajudava a curar-lhe a bebedeira – veja por exemplo a similaridade entre Guarundangas e uma das obras do autor e a conhecidência do nome da biblioteca com o do outro? hein?
Pode ser que Monteiro não tenha cumprido em vida a promessa de esganar Machado de Assis... sabe como é , né? A biblioteca está em cima de um antigo cemitério, não?

Isso pra mim não é coisa de anão irlândês, coisíssims nenhuma. Trata-se de um misrério sobrenatural, que nós, em homenagem a Machado, deveríamos resolver numa boa cartomante que eu conheço aqui por perto. Sabe como é? A coisa pode não parar por aí. Vai que Machado também fique zangado, e você sabe que com ele, a conversa é outra. Eu li outro dia – da própria pena de Machado - que ele e o 'coisa ruim' eram chegados a umas conversinhas filosóficas.
E se isso não tem fim? E se lá do outro lado mais alguém resolva tomar partido de Machado ou de Lima? ....Graciliano, Guimarães, a Hilda Hilst, credo! Já imaginou a Hilda aprontando por aqui também? Ah, não... vou já falar com a italianinha.

Crica

PS. Lampião Bacamarte : Meu quarto na mansarda , na ala dos fumantes, viu? Por favor.
Anônimo disse…
na morte de 100 anos do Machado;
a biblioteca fez um varal do Glauco
nos 100 anos da imigração japonesa
por que não homenagearam os bolivianos
ou os coreanos?
Respondo:
- Porque são liliputianos!
Anônimo disse…
Rainha Cris,
tenho que investigar a malévola influência do Monteiro na vida do Lima.
Você fala em anões, e eles me interessam, já interessavam antes, mas depois que passei algumas horas com o David Linch, no Postinho (é sério), meu interesse por eles (os anões)aumentaram muito, até então era só por corcundas.
Mas vamos ao que interessa de fato:
1) Cadê o texto dos Zumbis
2) Você quer ou não o livfr4o do Tinhorão autografado para o Tom Zé?
Se você não quiser eu nem procuro o maldito.
3)Você me insuflou a provocar a Ná e ela amarelou, pior agora eu passo de mau e arrogante, e eu só sou mau (e durão).
4)Faça o favor de passar um pano quanto a parada do blog da biblioteca, explica para os visigodos que aquilo é uma provocação, meus e-mails estão cheio de ofenças, e qualquer hora eu respondo.
Beijos
Anônimo disse…
Amarelou KKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse cara não me conhece mesmo né Cris ? Sou morena, lindissíma PROFESSORA, e não"amarelo". siplesmente achei que vc meu caro Lamp estivesse por ai CELEBRANDO o centenario de morte do Machado coitado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjos
Anônimo disse…
Não celebro mortes professora.
Lamp
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem não é ? pelo menos isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica