"Sempre nos relacionamos com imagens do outro, porque não podemos nunca ter acesso a suas intenções recônditas" Fiorin
Pra entender o que tem se passado nesse quintal tenho dado algumas voltas noutros quintais e observado o que vai preso nos varais doutras idéias humanas.
Ao tentar entender melhor as relações e os conflitos entre machos e fêmeas veio-me na memória o filme Closer- Perto Demais. Trata-se de uma narrativa de encontros e desencontros entre dois casais: Dan (Jude Law), um mediocre jornalista de obituários, num inusitado encontro conhece a jovem-sexy e inafortunada stripper, Alice (Natalie Portman) e passam a viver juntos. Dan escreve um livro sobre a vida da moça e numa sessão de fotografia para o lançamento de seu livro conhece Anna (interpretada pela belíssima Julia Roberts), uma fotógrafa. Entre os dois pinta um clima sensual, mas Anna, recém divorciada, dá uma de moralista e logo após uma cena de beijos e sedução, ao saber que o jovem escritor ainda vive com a musa de seu livro, o repudia com direito a discurso do tipo: Homem nenhum presta! Dan, cheio de tesão recolhido, faz-se passar por Anna numa sala de bate-papo e após uma conversa online bem sacana promove um encontro entre ela e um pervertido médico, Larry (Clive Owen). Acontece que o encontro dá certo e o que era pra ser uma brincadeira de mau gosto acaba num casamento entre a fotógrafa e o médico. Diria que essa é a introdução da história. Até aqui os pequenos conflitos iniciados estão resolvidos e os personagnes principais são apresentados: Dan é um jornalista moço sem talento porém arrogante, Alice, a stripper, uma garota de pouca sorte mas sincera, Anna, a fotógrafa bem sucedida, é uma mulher divorciada, aparentemente moralista, porém muito sensual e Larry, o médico, um depravado que se masturba na internet.
A segunda parte é a que mais me interessa: relações de traições e ciúmes.
Dan procura Anna e os dois passam a se encontrar. Ambos revelam a seus parceiros que estão apaixonados e daí é que que a coisa esquenta. Quero estabelecer alguns paralelos entre a fala dos traídos e dos traidores e dos universos feminino versus o masculino revelado através do discurso passional do ciúme. Pretendo fazer essa analise à luz das idéias de Greimas e Fontanille, e é por essa razão que tenho agora em meu colo novamente - pela milésima vez- o Semiótica das Paixões, livrinho hermético para meu parco entendimento porém, paradoxalmente, muito revelador.
No dicionário sem vergonha que tenho aqui, closer quer dizer: chegar perto. Mas eu creio que haja uma outra definição relacionada a olhar pois o filme remete a uma série de alusões fetichistas. O filme inicia-se com um divertido encontro de olhares entre Dan e Alice no meio de uma multidão na rua. Logo na seqüência, a menina é atropelada por não ver um carro, Dan a leva ao hospital e lá a surpreende bisbilhotando a bolsa dele atrás de cigarros. Quando os dois saem do hospital passeiam numa espécie de parque onde leêm os nomes de pessoas que morreram e são ali homenageadas. Dan conhece Anna numa sessão de fotografia, Anna é retratista, Alice pede a Anna para também fotografá-la. Ah, sim! sem esquecer que Alice é uma stripper, ou seja, uma moça de se ver.
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