Pular para o conteúdo principal

FINAL DE CAMPEONATO

O Corinthians foi rebaixado para segunda divisão. Tá. Mas e daí? Em homenagem a comoção da torcida corinthiana assisti hoje com meus alunos o curta metragem Barbosa -que pode ser encontrado no site http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=150 . Trata-se da história de uma homem que volta numa máquina do tempo há 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.
Credo! Aquilo sim foi comoção. Eu não estava lá, é claro, sou uma menina de apenas 42 anos. Mas meu pai, que nunca foi um torcedor fanático, às vezes me conta o sentimento do dia em que o silêncio tomou conta do Maracanã. O Maracanaço....O Brasil, atecipadamente aclamado como o novo campeão mundial dias antes da final, precisava apenas de um empate, saiu ganhando mas perdeu por 2 a 1...os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio.

O presidente da FIFA, Jules Rimet, que havia preparado seu discurso em português para parabenizar os esperados vencedores brasileiros, levou um baita susto, quando a caminho do campo, debaixo de uma multidão silenciosa percebeu que não havia hino nem celenbração relata: “Eu seguia pelo túnel, em direção ao campo. Na saída do túnel, um silêncio desolador havia tomado o lugar de todo aquele júbilo. Não havia guarda de honra, nem hino nacional, nem entrega solene. Achei-me sozinho, no meio da multidão, empurrado para todos os lados, com a Copa debaixo do braço". Rimet precisou chamar o capitão uruguaio Varela para entregar-lhe a taça da Copa.

Em entrevista concedida por Ghiggia (autor do segundo gol) disse: O silêncio era tão grande que se uma mosca estivesse voando por lá, ouviríamos seu zumbido.

Obs: Não deu pra conversar, nem ler, nada sobre o assunto com os alunos, eles, os meninos particularmente, gostaram do filme, mas estavam muito mais ansiosos em serem dispensados para as férias. Que pena e, ufa! Quando deixaram a sala, aproveitei o silêncio das suas partidas e feito Jules Rimet, naquela final de campeonato, sem saber pra quem entregar o troféu, fiquei ali na sala de vídeo. Apertei o play e assisti novamente ao filme. Delicioso silêncio...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VIAGEM de trem - MInas - Vitória: eu farei.

uma dica, solicite o vãgão “E” pois você irá tirar fotos lindas nas curvas, tanto da máquina quanto do último vagão. BOA VIAGEM. Estrada de Ferro Vitória a Minas A  Estrada de Ferro Vitória a Minas  é uma  ferrovia brasileira que liga a cidade de  Belo Horizonte , capital do estado de  Minas Gerais  (passando pela região de mineração de  Itabira ) à  Cariacica , na  Região Metropolitana de Vitória , e aos portos de  Tubarão , Praia Mole, e Barra do Riacho, no  Espírito Santo . É uma ferrovia de bitola métrica (1.000 mm).

as cricas portuguesas...

AULA DE PORTUGUÊS Você sabia que um dos sinônimos da palavra crica em Portugal é vulva ? Isso mesmo. Vulva, vagina, boca do corpo, cona, cono, pachacha, pachacho, pardal, pardaloca, pito, racha, xarifa, xarolo, coño, chocho, felpudo, chichi e crica ! A ilustração abaixo é uma gravura alemã do século XVII e traz anexo um atestado de virgindade donde pode-se perceber o bom uso da termo crica . Atestado de Birgindade Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coyra, atesto e certufico pela minha onra que Maria de Jesus tem as partes fodengas talinqual como veyo ao mundo insceto umas pequenas noidas negras junto ao alto do monte da crica que a não seren de nacenssa sarão porvenientes de marradas de piça. Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade. Bárbara Emília das Dores Ai, ai, minha santa periquitinha! http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/11724.html http://pt.wiktionary.org/wiki/crica

ILU OBA DE MIN

Carnaval 2013 - As Yabás Deusas do Axé - Bloco Afro Ilú Obá De Min Constelação (Nas águas das Yabás) Sossô Parma out 2012 Ali tem uma estrela brilhante A mais linda estrela que eu vi Seu brilho traz Luz e coragem E clareia a minha viagem Constelação Constelação Ilú Obá! Vem navegar Nas águas das Yabás! Constelação Constelação Ilú Obá! Vem se banhar Nas águas das Yabás! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá! Ora IÊIÊ Mamãe Oxum! Odoyá, Oh! rainha do mar! Iwó Ewá! Saluba Nanã! Obá, Obá! Eparrei Oyá!